O projeto de Equoterapia desenvolvido em parceria com a Fazenda Vassoural teve início em 2004. É uma iniciativa de responsabilidade social cujo propósito é atender e integrar pessoas com necessidades especiais à natureza. Desde então, são mais de 5.000 atendimentos realizados.

No intuito de ampliar as ações do projeto, em 2010, foi constituída a Associação de Equoterapia Vassoural (AEV), uma associação sem fins lucrativos sediada na cidade de Pontal (SP). Mantida por colaboradores (pessoas físicas e jurídicas), a AEV possui uma excelente infraestrutura, animais preparados e uma equipe de profissionais habilitados nas áreas da saúde, educação e equitação.

A equipe é composta por fisioterapeuta, psicóloga, terapeuta ocupacional, educadora física e equitadoras. Conta com o reconhecimento da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL), que tem como função normatizar, supervisionar, controlar e coordenar em âmbito nacional a prática de Equoterapia.

Esse é o objetivo do projeto: realizar o tratamento em crianças, jovens e adultos com necessidades especiais por meio dos equinos, proporcionando, assim, melhor qualidade de vida.