IV Etapa Paulista reuniu cavalos das raças Árabe, Anglo-Árabe, Mangalarga e Lusitano

A CNSF - Coudelaria Nossa Senhora de Fátima, está localizada no município de Atibaia é especializada no aperfeiçoamento de cavalos da Raça Lusitana. 

A proprietária, Giovanna da Matta, colocou toda a infraestrutura da Coudelaria e do Hotel para a realização da IV Etapa do Campeonato Paulista de Enduro. Foi a primeira vez que a CNSF recebeu uma prova de Enduro Equestre em suas dependências e a anfitriã, Giovana, era só alegria e elogios para o evento que aconteceu nos dias 01 e 02 de agosto e contou com mais de 135 conjuntos.

Com significativa participação dos cavalos de várias raças, principalmente, Mangalarga Paulista e a presença de ilustres criadores dessa raça como: Camila Glycério de Freitas, Luis Augusto de Camargo Opice, e Bia Biagi, que compareceu com vários cavalos de sua criação, além dos alunos de sua escola de equoterapia de Sertãozinho (AEV), o final de semana foi uma grande confraternização entre criadores e enduristas. Muitos competidores e o público em geral destacaram que o Instituto está conseguindo resgatar a essência do esporte com o congraçamento dos enduristas e seus familiares.

No sábado, dia 01, foram realizadas as provas de Velocidade Livre. A prova CEI/CEN 1* 80 km iniciou-se às 8h, na qual largaram 13 conjuntos. Thiago Nastas Haidar, montando o cavalo PSA Kann CSM, garantiu o primeiro lugar do pódio realizando a prova em 04:32:24 e 17.62 Km/h.  Os conjuntos: Felizardo Costa Brandão, com o Ambicioso (04:35:19 e 17.43 km/h) e André Vidiz, com Frances Endurance (04:47:23 16.70 km/h), terminaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

O jovem, José Caio Frisoni Vaz Guimarães, vem mantendo o ritmo de vitórias no campeonato, e montando cavalo Aramis, faturou o pódio na prova 80 CEIYR/CENYR 1* 80 km, ele finalizou a prova em 05:38:11 e 14.19 km/h. Quem completou o pódio com o Caio, foram as jovens: Veridiana Balassa, com Zane Grey Endurance (06:24:12 e 12.49 km/h), e Elisa Penna Chaves, com o PSA Suleiman Sbv (04:18:46 e 14.12 km/h), em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
 
Ainda no sábado, às 9h, largaram 15 conjuntos competindo na prova de Velocidade livre 60 km. O pódio da categoria Adulto foi formado por: em primeiro lugar, Jose Antônio da Silva Machado, com o PSA Le Bateau Endurance (03:18:51 e 18.71 km/h); em segundo, José Pedro Marcelino, com o PSA Lightyear Rach (03:29:06 e 17.79 km/h); e Aude Beurdouche Machado com o também Puro Sangue Árabe RSC Abdul Aziz (03:33:35 e 17.42 km/h), em terceiro.

No pódio da categoria Livre Curta Young Riders o primeiro lugar ficou para a jovem Luciana Rehder Toledo que montou o PSA Romulus Rach (03:53:25 e 15.94 km/h); seguida por Luiz Felipe Pupo Galvão Rossi com o PSA FRR Beat Boy (04:08:14 e 14.99 km/h). Único endurista na Curta Distância Mirim, e completando sua terceira prova nessa categoria, Rodrigo Storani Saliba montando Wild Bill Rach completou o percurso em 03:53:19 com média de 15.94 km/h.
 


 
No domingo, 02, foram realizadas as provas de Velocidade Controlada com largada às 8h. Na categoria Avançada 47 km, a vencedora foi Silvia Maria Eguchi com o Papa Léguas, seguida por Rubervani Gonçalves dos Santos montando o PSA HFE Botox Di Rubaj e Thiago Nastas Haidar com o PSA Lustau Endurace.

Na Graduado 44 km, Adulto, o conjunto Eduardo Margara da Silva e Angelina Endurance garantiram o primeiro lugar. Seguidos por Flavio Daccache com o PSA Nobel AJR, em segundo, e Monica Pinto Lima Graziano com a PSA Gaja D Uzbek, em terceiro. Na categoria Jovem o conjunto Luiz Felipe Pupo Galvão Rossi e o PSA Nuance Do Bom Viver ficou em primeiro lugar, seguidos por Tawan Requera, com Bond Girl Endurance, e Paula Rehder Toledo com Kahana Rach, em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Na categoria Mirim o único concorrente foi Renato Storani Saliba que comandando Hellboy Rach, mas uma vez completou a trilha com tranquilidade.

Na categoria Aberta 20 km, Adulto, o primeiro lugar no pódio foi da Karina Camargo Arroyo dos Santos com a PSA Lamia CRH, depois de algum tempo fora das trilhas, a endurista, primeira Brasileira a ganhar o Ranking Internacional de Enduro da FEI, e integrante da equipe Brasileira em vários Mundiais e WEG, alegrou a todos com o seu retorno e motivou o coro: “volta, volta, volta!!!!”, da plateia que prestigiava a premiação; o segundo lugar ficou para Marilia Artimonte Rocca com o PSA Oliver Rach, e Candida Niello, montando a égua Mangalarga Paulista, Olinda JO, em terceiro.
 
Na categoria Aberta Jovem o primeiro foi João Pedro Bornia Antocheski com Macanhis Endurance, representando o estado no Paraná. Na categoria Mirim, Carolina Rocca Borges montando Crystal conquistou o primeiro lugar, e em segundo, Gabriel Nascimento Arroyo dos Santos com o PSA Fadel Rach completou sua primeira prova, já seguindo os passos da tia Karina Arroyo.

Na categoria Iniciante 10 km Adulto o pódio foi formado pelos conjuntos: Elaine Cristina Sacrini Ferreira e a PSA Sabrina DFD, em primeiro; Luis Fernando Sianga, que montou a égua Mangalarga Paulista, Açucena Quatro Lagoas, em segundo, e Beatriz Biagi Becker que montou o Júpiter, também Mangalarga Paulista, em terceiro. Único competidor na Jovem, Guilherme Oliveira com Dom Antonio V.O também subiu no pódio.

Ainda no domingo, foi realizada a prova na categoria Paraequestre 10 km que, com um único competidor, garantiu o pódio para Henrique Oliveira da Silva que montou a Princesa. Na Paraequestre 05 km o pódio foi formado por Hermano Ranieri Cardoso com Smoke Bravo, em primeiro; Karen Stephanie de Oliveira Ghislandi com Mister Black, em segundo e Isabella Garcia Petri com Romance, em terceiro.

As provas desse dia foram encerradas com as categorias Endurinho e Endurinho Baby, que tiveram a participação de 09 conjuntos, com crianças entre 03 e 08 anos.

A prova dessa IV Etapa Paulista foi organizada pelo Instituto Enduro Brasil, com chancelas da Federação Paulista de Hipismo e Confederação Brasileira de Hipismo. O Campeonato Paulista 2015 tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta ainda conta ainda com o patrocínio do Hospital Mater Dei, Vicunha Siderurgia S.A., Austral, Balaroti e Capricórnio Têxtil.

Galeria de fotos:  https://goo.gl/q1WNJ7
Texto: Angela Lima
Fonte: http://www.institutoendurobrasil.org