Cavalgada do Sertão ao Mar: Primeira semana

Por Luciene Gazeta


O Primeiro trecho percorrido pelos quatro cavaleiros iniciou-se pelo CAMINHO DOS DIAMANTES em DIAMANTINA, no dia 09 de maio. Esta saída, os quatro cavaleiros contam com a companhia de uma quinta cavaleira, Beatriz Biagi Becker, que os acompanhará nos primeiros dias desta grande jornada.  Diamantina dispensa apresentações por sua beleza histórica e mais de 30 pontos turísticos para se visitar e conhecer, entre eles, a Serra do Espinhaço, a Basílica Sagrado Coração de Jesus, a Cachoeira das Fadas e o Caminho dos Escravos, cuja estrada era usada pelos tropeiros no transporte de cargas e diamantes.
 
Dia 10 de maio os cinco cavaleiros passaram por Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde e Três Barras, aonde além das paisagens exuberantes, cachoeiras e igrejas são alguns atrativos. Em São Gonçalo do Rio das Pedras, o turista encontra o Pico do Raio, por exemplo, em Milho Verde, o Chafariz das Goiabeiras aonde, diz a lenda, que Chica da Silva se banhava no local.
 
Em seguida, dia 11 de maio, o roteiro da cavalgada passou por Serro, cidade famosa pelo queijo, seguido das cidades de Alvorada de Minas e Itapanhaoacanga. Nesta localidade, as paisagens são deslumbrantes e pode-se apreciar as vistas para a Serra do Monteiro e Serra do Sapo.
 
Santo Antonio do Norte e Córregos foram as próximas passagens dos cavaleiros, dia 12 de maio. As cidades ainda apresentam características do período colonial, valorizando muito a arquitetura local. Santo Antonio do Norte faz parte do circuito nacional Serra do Cipó.
 
Dia 13 de maio, sexta-feira, os cavaleiros chegam em Conceição do Mato Dentro, local que apresenta cerca de 15 pontos turísticos entre eles, a Cachoeira Rabo de Cavalo, que possui 170 metros de queda dividida em três saltos, formando um grande poço cercado de pedras em meio à beleza exuberante da região.
 
No fim da primeira semana, a Cavalgada partiu rumo a Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro.