Mangalarga Beabisa na Estrada Real

 

Desde 9 de maio, sete cavalos Mangalarga estão na Estrada Real, participando de uma cavalgada histórica com duração de 51 dias, cruzando três estados brasileiros: MG, SP e RJ. Esta cavalgada, chamada “Do Sertão ao Mar, Pelos Caminhos da Estrada Real” é composta pela tropa da Beabisa. Conheça estes animais!


Crédito: Fagner Almeida

Diamantina/MG foi o ponto de partida para quatro cavaleiros em uma emocionante aventura: percorrer os 1.780 quilômetros da histórica Estrada Real que corta os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, numa cavalgada com previsão para durar 51 dias. E os cavalos que foram selecionados para esta empreitada são da raça Mangalarga, mais especificamente da marca B do plantel Beabisa, da Fazenda Vassoural, em Pontal/SP, cidade vizinha de Ribeirão Preto. A raça Mangalarga é uma raça brasileira que teve origem no nosso pais na época da Península Ibérica, tendo sido trazido para cá pelos colonizadores. Conhecidos por seus atributos de resistência e agilidade, o Mangalarga é um animal de sela por excelência, sendo muito empregado tanto para o trabalho como para os esportes e lazer com um andamento característico da raça: a marcha.
 
Os sete animais Mangalarga escolhidos criteriosamente para serem as estrelas desta cavalgada possuem características bastante comuns e marcantes, pois a maioria são irmãos por parte de pai e têm como mães éguas de valores genéticos superiores no plantel da Beabisa. Em geral, são animais de excelente temperamento, muito mansos, cômodos e funcionais para as cavalgadas, além de serem também rústicos e resistentes a longos percursos. Desta forma, pode-se concluir que a escolha dos cavaleiros para esta aventura foi bastante acertada.
 
Os dois animais da marca B que pertencem ao cavaleiro Paulo Junqueira Arantes,  são os mais experientes da cavalgada “Do Sertão ao Mar pelos caminhos da Estrada Real” - Elmo do Vassoural e Garantido do Vassoural. Bia comenta que estes dois cavalos já acompanharam o Paulo cavalgando em vários estados do Brasil, sendo seus cavalos de confiança:
  • Elmo do Vassoural – Nascimento 03/01/2004, filho de Regalo JO (TE) X Raissa do Vassoural – Avó Materna Macadâmia do Vassoural
     
  • Garantido do Vassoural – Nascimento 21/01/2006, filho de Boto do Vassoural X Jamaica N.S – Avó materna Bruma J.O.
 
Outros dois cavalos da marca B que pertencem ao cavaleiro José Henrique Castejon são Honrado do Vassoural e Horneiro do Vassoural. De acordo com Bia, são dois animais brilhantes, de muita potência e funcionalidade e que já participaram de muitas provas representando a Beabisa. 
  • Honrado do Vassoural: Nascido em 09/01/2007, filho de Paulistano da São    Conrado X Vinólia da Vassoural – Avó materna Oração da Vassoural
     
  • Horneiro do Vassoural: Nascido em 13/12/2006, filho de Paulistano da São Conrado X Macadâmia do Vassoural – Avó Materna Tramela.
 
Júpiter do Vassoural e Ianque do Vassoural são mais dois cavalos presentes na Cavalgada do Sertão ao Mar. Neste ano de 2016, ambos participaram das apresentações do Global Equus International 2016 em Porto Feliz/SP. Bia destaca que ambos são emprestados da equoterapia e, por isso, são muito mansos e dóceis pois participam de trabalho com crianças, sendo parceiros de estrada. Inclusive, ela recorda que montou o cavalo Ianque do Vassoural na primeira semana desta Cavalgada:
  • Jupiter do Vassoural: Nascido em 05/02/2009, filho de Regalo JO (TE) X Dengosa do Vassoural (TE) – Avó materna Tiara do Vassoural
     
  • Ianque do Vassoural: Nascido em 09/02/2008, filho de Regalo JO (TE) X União do Vassoural – Avó materna Onça do Vassoural
 
O último animal a destacar é MANGARITO DO VASSOURAL. “É o cavalo mais jovem da equipe, que apresenta um ótimo temperamento de sela, amadurecendo nesta cavalgada”, finaliza Beatriz:
  • Mangarito do Vassoural: Nascido em 05/12/2010, filho de Regalo JO (TE) X Jaffa DL (TE) – Avó materna Florida DL (TE) 
 
A tropa Beabisa 
 
A seleção Beabisa iniciou-se em 1975 e, desde então, é conduzida com o objetivo de produzir animais funcionais e que apresentam bom andamento, temperamento de sela, docilidade e rusticidade. O plantel consolidou-se desde o início como um grande sucesso, sempre participando das principais pistas da raça e conquistando posições importantes. Devido à imensa docilidade e o manejo diferenciado dos equinos Mangalarga, que tem como um dos principais objetivos o bem-estar animal, os trabalhos com os cavalos Mangalarga também foram direcionados para o projeto social da Associação Equoterapia Vassoural.




Por Luciene Gazeta