Aftosa em SP: 98,5% dos animais já foram vacinados

Dados da Coordenadoria de Defesa Agropecuária informados no sistema Gestão de Defesa Agropecuária (Gedave) até do dia 18 de dezembro de 2015, referentes ao monitoramento da etapa de vacinação contra a febre aftosa, etapa novembro, mostram que 10.232.905 bovídeos (bovinos e bubalinos). Este número representa 98,58% do total envolvidos na etapa.

Com base nos números de animais, os dados mostram que já foram realizadas no sistema as declarações de vacinação, foram imunizados 10.147.196 bovinos e 85.709 bubalinos. O último índice alcançado nesta mesma etapa, em 2014, foi 99,02%. São 25.775 propriedades, ou seja, 95,06% do total envolvidas na campanha já declaram a vacinação. O coordenador da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, Fernando Gomes Buchala lembra que esses dados são parciais, e que o prazo para enviar as informações para o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), encerra-se no dia 30 de dezembro. “Os funcionários dos Escritórios de Defesa Agropecuária estão finalizando a digitação para concluir a alimentação do sistema com os dados das declarações entregues nas unidades pelo pecuarista”, disse. São Paulo não registra focos da aftosa há 19 anos porque a cadeia produtiva está atenta e consciente da importância de manter a sanidade dos rebanhos, disse Buchala.

Dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram a importância do rebanho brasileiro de bovídeos com 212,3 milhões de cabeças. O estado de São Paulo se destaca neste cenário como o oitavo maior produtor de bovinos e o sexto maior produtor de bubalinos, o que potencializa a responsabilidade. O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, enfatizou a importância da vacinação do rebanho. Ele destacou que a bovinocultura é a segunda atividade do agronegócio paulista em importância econômica. “Então, é preciso estar atento à sanidade animal, para que nenhuma doença comprometa os rebanhos, com reflexos negativos na renda do produtor e para os agronegócios. O governador Geraldo Alckmin sempre faz questão de abrir a campanha de vacinação contra a febre aftosa. Como homem da saúde, pois é médico de formação, sempre destaca a importância das ações preventivas, também para garantir a saúde da população”, disse.
 
Fonte: BeefWorld