Raça Mangalarga marca presença no Global Equus International 2016.

Aconteceu entre os dias 14 e 17 de janeiro, nas dependências do Haras Raphaela, em Porto Feliz (SP) um dos mais aguardados eventos da América Latina, o Global Equus International 2016.

O evento ficou marcado na história por reunir mais de 20 treinamentos diferentes, com os melhores palestrantes do mundo. Além das apresentações de raças, entre elas, a raça Mangalarga - O cavalo de sela Brasileiro, sendo representada pelo Haras Mangabaia e Beabisa, das criadoras Camila Glycerio e Beatriz Biagi com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM).

“O aprendizado nas palestras de doma, manejo, marcha e equitação foram marcantes, tenho certeza que vão mudar comportamentos na lida, na doma e montada dos nossos cavalos. A "descoberta" dos Mangalargas pelos americanos e equitadores de outras modalidades foi notória. As apresentações montadas chamaram muita atenção pelo sincronismo do conjunto na qualidade e cômodo do andamento, e a apresentação, da equoterapia Vassoural tirou lágrimas de emoção da platéia.”, diz a criadora Camila Glycerio.

Durante o evento, aconteceu a apresentação da Equoterapia Vassoural (AEV), onde mostraram a docilidade e funcionalidade dos animais da raça.
"A emoção em participar de um grande evento como o Global Equus Internacional 2016 foi sem dúvida marcante. Uma experiência enriquecedora onde tivemos a oportunidade de demonstrar um pouco do trabalho desenvolvido pela Associação de Equoterapia Vassoural com os cavalos mangalarga que mais uma vez nos  brindaram demonstrando docilidade, versatilidade e funcionalidade, o que emocionou a todo público presente. Esse foi, com certeza, um grande evento para aqueles que, como nós, são apaixonados por cavalos.", comenta Elaine Soares Leite, fisioterapeuta e coordenadora técnica do projeto de Equoterapia.

Na quinta-feira, passou pelo stand dos criadores, o Horsemanship Richard Winters, que ficou muito satisfeito ao ver o trabalho que vem sendo realizado. "I enjoyed looking at the beautiful horses on your farm. I can tell you are investing positive training in these fine young horses / Gostei de ver os belos cavalos na fazenda. Posso dizer que vocês estão investindo em um treinamento positivo com os potros", diz Richard.

No primeiro dia,houve uma belíssima apresentação de carrossel e o resultado foram de muitos aplausos! Já no segundo, puderam mostrar a funcionalidade do verdadeiro Cavalo de Sela Brasileiro, simulando uma cavalgada e novamente tirando vibrações positivas de quem assistia.

"Foram 8 minutos de pura recordação", "Pude voltar no tempo e lembrar tudo o que vivi em minha infância", são algumas das coisas que se ouvia emocionadamente da platéia durante a apresentação.

Ainda no segundo dia, o americano David Lichman submeteu algumas raças à uma prova que consistia em andar no passo e no trote sobre um tablado de madeira com um copo d'agua na mão e no final avaliar os animais que menos derrubaram. Os destaques da prova foram os animais: Catira Mangabaia e a Liberdade do Vassoural, ambos da raça Mangalarga.

"O evento do Global Equuos, foi um sucesso! De um nível muito bom de palestrantes, apresentação de várias raças e com suas associações presentes. 
A nossa raça se apresentou brilhantemente e chamou atenção do público. Foram 4 apresentações de muito resultado", conta Beatriz Biagi.

O evento que reuniu grandes profissionais da Doma Racional, Doma Índia, Horsemanship, e outras modalidades teve início na última quinta e o seu encerramento no domingo, proporcionando ao público, momentos únicos, momentos de reciclagem e fomento.