Começa a vacinação contra a aftosa na região de fronteira em MS

Devem ser vacinados animais de todas as idades até 15 de maio.
Estimativa é que sejam imunizadas 520 mil cabeças.


Do G1 MS

Foi aberta nesta sexta-feira a etapa de vacinação contra a febre aftosa na região de fronteira em MS (Foto: Divulgação/Famasul)

Começou nesta sexta-feira (1º) a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa na área de fronteira em Mato Grosso do Sul. Segundo a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), devem ser imunizados bovinos e bubalinos de todas as idades. O período de imunização nesta região vai até 15 de maio e depois o criador terá mais de 15 dias para fazer o registro.
Segundo a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul), devem ser imunizados na região cerca de 520 mil animais. A área de fronteira do estado engloba os municípios de Antonio João, Japorã e Mundo Novo e parte dos municípios de Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Ladário, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas.

Trabalho constante
Mato Grosso do Sul  é livre de aftosa com vacinação desde 2011. Segundo o médico veterinário do Sistema Famasul, Horácio Tinoco, para o estado manter a atual condição é preciso uma ação permanente.
“Os produtores rurais precisam continuar o trabalho de prevenção para manter o status que é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e abre portas para que a nossa carne bovina conquiste um espaço de cada vez maior no mercado internacional", ressalta.

"Os produtores destes municípios (da fronteira) têm tomado todas as medidas sanitárias necessárias para o fortalecimento do setor. Exemplo deste trabalho é que o índice de cobertura vacinal na região ultrapassa 99%", afirma Tinoco.

O reconhecimento do status, ressalta, é resultado do trabalho realizado pelos pecuaristas, trabalhadores e técnicos do setor, com a orientação da Iagro e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Vacinação nas outras regiões
Na região do Planalto, a vacinação vai do dia 2 de maio a 1º de junho. No Pantanal, para os optantes da etapa de maio, inicia também no dia 2 e vai até o dia 16 de junho.

Fonte: G1