Cavalgada do Sertão ao Mar: Caminho dos Diamantes já foi concluído


Por Luciene Gazeta

A Cavalgada Histórica “Do Sertão ao Mar – Pelos Caminhos da Estrada Real”, já percorreu os primeiros 400 quilômetros do primeiro trecho, que compreendeu o caminho completo dos Diamantes, tendo início dia 09 de maio em Diamantina e concluído dia 19 de maio em Mariana e Ouro Preto. Este caminho concentra 73,5% de estrada de terra sendo que 178km compreendem subidas e descidas.
 
A segunda semana da Cavalgada começou dia 14 de maio em Morro Pilar, aonde os cavaleiros e os animais pernoitaram, para descansar da primeira semana da cavalgada. O Parque Nacional da Serra do Cipó fica ao lado de Morro Pilar. Esta importante reserva natural brasileira compreende um território de 34 mil quilômetros e reúne 109 cachoeiras em sua extensão! Em seguida, dia 15/05, os cavaleiros partiram para Itambé do Mato Dentro, aonde pernoitaram e, no dia seguinte, partiram para Senhora do Carmo e Ipoema, aonde se encontra o Museu do Tropeirismo, localizado no centro da cidade de 2.700 habitantes. O acervo do museu reúne 500 objetos relacionados a vida tropeira e, aos sábados, realiza famosas rodas de viola.
 
Bom Jesus do Amparo e Cocais foram as cidades por onde o quarteto passou dia 16 de maio. Cercada de montanhas e belíssimas paisagens, Cocais fica a 100km de Belo Horizonte e caracteriza-se por uma típica cidade mineira, muito acolhedora. No dia seguinte, 17/05, os cavaleiros pernoitaram em Barão de Cocais (distrito de Cocais) e visitaram Santa Bárbara, antes de partir para Catas Altas, no dia 18/05, aonde também fizeram um pouso, uma cidade pacata com casas coloniais, ruas de pedra e igrejas coloniais, algumas inclusive com obras de Aleijadinho e Mestre Ataíde e, posteriormente, partiram para Morro da Água Quente e Santa Rita Durão. “O que muito nos impressionou neste caminho é que nos deparamos com uma estrada muito precária, sem conservação e sinalização ausente. É muito triste deparar com esta realidade, devido à importância histórica da Estrada Real. Inclusive, há uma solicitação para construção de uma pista paralela até o distrito de Carmo desde 2014, que infelizmente, ainda não foi construída”
 


Em seguida, a cavalgada passou pelas cidades que sofreram o maior desastre sócio ambiental do Brasil em novembro de 2015, com o rompimento das barragens de Fundão: o subdistrito de Bento Rodrigues, que foi um importante centro de mineração do século XVIII, Camargos e também, a importantíssima cidade de Mariana, cidade que já faz parte do Caminho do Ouro. Com mais de 300 anos de existência, foi a primeira capital mineira e abriga a maior mina de ouro do mundo: a Mina da Passagem, que possui 315 metros de extensão e 120 metros de profundidade. Porém, ao passar por estas três cidades, a equipe da cavalgada não pôde admirar as belas paisagens ou desfrutar do conhecimento histórico local. “Nestes trechos, aonde ocorreu o desastre ecológico, precisamos colocar os cavalos em um caminhão para cruzá-los, não sendo possível passar por eles cavalgando”, comentou o cavaleiro Paulo Junqueira Arantes.
 
Assim, a Cavalgada do Sertão ao Mar cumpriu a primeira etapa dos quatro caminhos, encerrando o Caminho dos Diamantes, e a próxima etapa dos cavaleiros foi rumo a Ouro Preto, de onde o quarteto partiu para desbravar o Caminho Velho ou Antigo Caminho do Ouro, que será abordado no próximo texto!
 
Fotos por onde passou a Cavalgada do Sertão ao Mar