Estudo comprova que touros PO são melhoradores


Por Larissa Vieira

Um estudo conduzido pelo Departamento de Pesquisa e Melhoramento Genético da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) reportou uma série de resultados que atestam a evolução genética do zebu. O levantamento foi feito com resultados da avaliação genética de todos os touros PO da raça Nelore, nascidos entre 2001 e 2014, e que foram classificados para registro definitivo (RGD). Foi possível observar que entre os animais nascidos em 2014 quase 75% estão classificados até Top 30% contra apenas 18,61% em 2001. Veja gráficos abaixo.
“Esses resultados indicam que quase três quartos da população de touros puros Nelore nascidos em 2014 que receberam registro definitivo estão entre os 30% melhores animais de toda a raça, considerando o iABCZ. Além disso, observa-se forte tendência de aumento, a cada ano, no número de touros puros com registro definitivo posicionados até 30% na avaliação genética nacional da raça Nelore.”, diz Henrique Ventura, superintendente técnico-adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ.

Outro resultado importante observado foi um aumento expressivo no iABCZ médio dos touros puros Nelore com RGD. Em 2001 a média era de -0,22, o que corresponde ao top médio de 62% e, com uma evolução genética significativa, observou-se que em 2014 tal média foi de 11,04, o que corresponde ao top médio de 15%. Isso significa que os touros Nelore PO nascidos em 2014 e que receberam registro definitivo estão em média entre os 15% melhores de toda raça, com base no iABCZ.

“Certamente, os resultados aqui apresentados reforçam a percepção de que o selecionador de zebu, com o auxílio do conjunto ferramental oferecido pela ABCZ, tem direcionado as mudanças no perfil genético dos rebanhos puros no sentido do aumento da produtividade e excelência zootécnica e, ao mesmo tempo, mantido os importantes conceitos de consistência genética e padronização racial das linhagens, que garantem a perpetuação das conquistas genéticas, obtidas em mais de um século de trabalho sério e continuado, para as próximas gerações de animais das raças zebuínas. Deste modo, torna-se claro que o touro zebuíno puro é sim um animal melhorador, capaz de promover mudanças genéticas importantes nos rebanhos comerciais de produção de alimentos.”, destaca Ventura.

Na visão do pesquisador, a garantia de procedência e qualidade aferida pelo serviço de registro genealógico das raças zebuínas aliada ao crivo objetivo e quantitativo das provas zootécnicas e das avaliações genéticas nacionais torna possível a materialização do conceito zootécnico de raça pura: criar uma identidade fenotípica que se mantém fixada ao longo das gerações, aliada a uma produtividade que passa de ancestrais para descendentes. Confira abaixo o artigo completo: "Touros zebuínos puros são comprovadamente melhoradores."
 


Percentual de touros Nelore PO que receberam Registro Definitivo (RGD) e
que foram avaliados até TOP 30% no iABCZ por ano de nascimento


Média no iABCZ de touros Nelore PO que receberam Registro Definitivo (RGD), por ano de nascimento
 

Fonte: ABCZ