China e Egito retiram restrições às carnes brasileiras

O Ministério da Agricultura divulgou nota neste sábado em que anuncia a retirada das restrições impostas pela China às carnes importadas do Brasil logo após a deflagração da Operação Carne Fraca, que detectou irregularidades e corrupção em alguns frigoríficos. Segundo fontes do mercado, o Egito também retomará as compras a partir desta segunda-feira, e os Estados Unidos, mercado recém-conquistado, manterá as importações, sem adotar nenhum tipo de embargo.

A expectativa é que, com a retomada das importações pela China e a manutenção dos embarques para os EUA, os outros países que adotaram medidas restritivas (veja a lista) também voltem a comprar com regularidade.

Veja a íntegra da nota do ministro Blairo Maggi em relação à reabertura chinesa:

“A China anunciou hoje (25/03) a reabertura total do mercado às carnes brasileiras. Trata-se de atestado categórico da solidez e qualidade do sistema sanitário brasileiro e uma vitória de nossa capacidade exportadora. Nos últimos dias, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Itamaraty e a rede de embaixadas do Brasil no exterior trabalharam incansavelmente para o êxito que se anuncia hoje. A regularização do ingresso da carne brasileira na China mostra o espírito de confiança mútua entre os dois países e a disposição para dialogar com boa fé.

A China nunca fechou o mercado aos nossos produtos, mas apenas tomou medidas preventivas para que tivéssemos a oportunidade de oferecer todas as explicações necessárias e garantir a qualidade da nossa inspeção sanitária. Agradecemos o gesto de confiança da China, nosso parceiro estratégico, na credibilidade do sistema brasileiro”.


Fonte: Portal DBO