Terapia e cumplicidade

Na equoterapia, o animal é o objeto intermediador entre o praticante e o terapeuta.

Um animal de porte elegante, forte e dócil, que se deixa montar e manusear. Na equoterapia, o cavalo se transforma em um amigo do homem e parceiro de pessoas com deficiências. Por meio do tratamento, o animal traz grandes benefícios para os praticantes.

Apaixonada por cavalos, Bia Biagi Becker sempre teve uma forte relação com esse animal. Por isso, em conversa com amigos próximos, a empresária decidiu montar o Projeto de Equoterapia na sede da Fazenda Vassoural. A ação foi a união perfeita de duas atividades valorizadas por ela: a paixão pelos cavalos e a solidariedade, um dos valores essenciais aprendidos com os pais e os avós. “A equoterapia é um trabalho incrível que ajuda pessoas especiais e suas famílias. É emocionante ver a evolução dos praticantes, que são atendidos por uma equipe multidisciplinar especializada”, declara a diretora-presidente.

Assim surgiu o Projeto de Equoterapia da Fazenda Vassoural, em 2003. Para que ele se tornasse realidade, foi preciso fortalecer uma parceria com profissionais das áreas da saúde, da educação e da equitação, como uma forma de prestação de serviços à comunidade. A diretora-presidente cede a infraestrutura para a atividade e apadrinha muitas crianças das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sertãozinho e de Pontal. O Projeto de Equoterapia da Fazenda Vassoural atende a aproximadamente 40 praticantes, que fazem a terapia três vezes por semana. “O meu sonho é potencializar esse atendimento para mais dias e dar oportunidade para outras pessoas. Para isso, precisamos de recursos financeiros, que pretendemos obter através da ampliação da lista padrinhos e de empresas parceiras”, explica Bia.

Na equoterapia, o animal é o objeto intermediador entre o praticante e o terapeuta. O contato com o cavalo propicia melhora na autonomia e gera maior independência. Além de ajudar na consciência corporal, estimula a aquisição de força muscular, de equilíbrio e de postura, além de potencializar o desenvolvimento motor e aumentar a autoconfiança. A atividade é indicada para crianças e adultos que sofrem diversas doenças, como paralisia cerebral, acidente vascular cerebral (derrame), trauma crânio-encefálico, síndromes, autismo, psicoses, hiperatividade, entre outras.

Filiado à Associação Nacional de Equoterapia (ANDE BRASIL), o Projeto da Fazenda Vassoural recebe doações e contribuições para abatimento nas declarações de Imposto de Renda. O Projeto de Equoterapia conta com o apoio de empresas que adotaram crianças e adolescentes dentro do programa de Responsabilidade Social. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail equoterapia.vassoural@hotmail.com ou pelo tel.: (16) 3953.1929. O Projeto fica na Rodovia Maurilio Biagi, km 5.5, em Pontal.